quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

50 idéias para 2010



O vigiar constante de nossa atuação garante a maior possibilidade de acerto!


PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede à realidade

2. O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem.

3. Administre bem o horário de trabalho

4. Antecipe as respostas dos alunosCada problema proposto por você provoca um efeito no grupo.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade

6. Reorganize a sala de acordo com a tarefa

7. Aproveite todo o material disponível

8. Não tranque os livros no armário

9. Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.

10. Peça ajuda para arrumar os espaço

11. Transgrida e mude sua prática

GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha a rotina diariamente

13. Negocie acordos com a garotada

14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes

15. A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão

16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias

RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos

18. Acompanhe quem tem mais dificuldade

19. Considere e valorize as competências

20. Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.

21. Fique atento à experiência de todos

22. Crie um ambiente de aceitação

23. Dê o exemplo e não se omita no dia a dia

AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial

25. Diga ao aluno o que espera dele

26. Documente os trabalhos significativos

27. Avalie o potencial de aprendizagem

28. Compartilhe os erros e os acertos

29. Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma

30. Use a avaliação para mudar o rumo Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo

31. Reflita sobre sua atuação para melhorar

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute as reuniões com os pais

33. Faça parcerias com os responsáveis

34. Informe-se sobre os familiares

35. Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta

36. Resolva as questões recorrentes

37. Olhe para o entorno e participe

TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com a ajuda dos colegas

39. Recorra ao coordenador pedagógico

40. Discuta sobre o ensino e a aprendizagem

41. Priorize as relações profissionais

42. Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros. Respeite as opiniões deles.

FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades

44. Mostre seu trabalho em outros lugares

45. Aprenda com a prática dos outros

46. Continue os estudos para crescer sempre

47. Use a tecnologia para ensinar

48. Assista a palestras sobre sua área

49. O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo

50. Procure planejar seu futuro

____________________________________________________________

Tópicos extraídos da revista Nova Escola

Reportagem completa e assuntos relacionados no link: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/50-ideias-2010-518585.shtml?page=0



2010 - início do ano letivo


Para quem tem um tempinho a Nova escola traz inúmeras sugestões neste preparo docente que antecede o início das aulas.


Um bom começo é o preparo das sondagens, principalmente na fase de alfabetização.


Nesta matéria da Nova Escola o assunto é matemática, mas há aí vários links que complementam o trabalho de sondagens.