segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Indisciplina - Nova escola

Como se resolve a indisciplina?
Trabalhar questões relacionadas à moral e ao convício social e criar um ambiente de cooperação.
*Sem dúvida muitos conceitos relacionados à "moral e aos bons costumes" têm sido deixados de lado no cotidiano escolar, e, com o repassar cada dia mais acentuado da responsabilidade de educar (e não mais apenas ensinar) à escola, vale a pena repensar o assunto.

Nesta reportagem, apresentamos sete soluções para você encaminhar o problema.
1. Distinguir regras morais de convencionais e discuti-las;
2. Equilibrar de maneira justa sua reação a um problema;
3. Conquistar a autoridade com o saber e o respeito ao aluno;
4. Ter como objetivo construir um ambiente cooperativo (onde os alunos tenha voz, sejam respeitados e aprendam a respeitar);
5. Agir na hora certa e sempre manter a calma;
6. Ficar alerta pois a indisciplina nunca acaba;
7. Incentivar e respeitar a autonomia do aluno.

Reportagem completa no link:

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-resolve-indisciplina-autoridade-moral-convencao-cooperacao-autonomia-503230.shtml

INDISCIPLINA - DEFINIÇÃO: transgressão de regras.

INDISCIPLINA - CAUSAS:
*Desobediência: obediência não significa moralidade desenvolvida (Piaget, Kohlberg, Milgram); é preciso ter regras coerentes e que os alunos sejam capazes de entendê-las, bem como sua necessidade; é preciso guiar as atitudes dos alunos por princípios e valores e não por castigos.
*Falta de sensação de pertencimento: um mal estar social que culmina em transgressões, demostração de como o aluno está se sentindo em relação ao grupo.
*Tédio: se não houver possibilidade de atividades de cooperação, haverá espaço ao tédio, haverá dispersão e os alunos não aprendem a se auto-regularem.

INDISCIPLINA - ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS:
*Incivilidade: toda incivilidade é uma indiscilina, mas não o contrário; é preciso que os alunos entendam e deem importância à coordialidade na convivência social.
*Violência: toda violência é indisciplina, mas não o contrário; é preciso conhecer e entender as causas nos casos de violência.
*Bulliying: tipo de violência não física; ações agressivas, intencionais e repetidas.
*Ética: só se vence a indisciplina por meio da formação de uma personalidade ética!

Reportagem completa: mapa conceitual da indisciplina - Revista Nova Escola on line.