sábado, 15 de dezembro de 2007

Alguns procedimentos de primeiros socorros

ESCORIAÇÕES: Havendo algum tipo de corte superficial, lave o local do ferimento com bastante água e sabonete, mesmo que arda. Isso é muito importante para não haver infecções. Se o corte for grande, coloque um curativo feito com uma gaze ou algum pano limpo e vá logo procurar um pronto-socorro.

CONTUSÕES: é Lesão produzida nos tecidos por uma pancada, sem que haja rompimento da pele Dor e edema (inchaço) no local. Evite movimentar a região atingida e aplique compressas frias ou saco de gelo no local atingido. Procure o médico se necessário.

QUEIMADURAS: Afaste a vítima da origem da queimadura e retire sua veste, se a peça for de fácil remoção. Caso contrário abafe o fogo envolvendo-a em cobertor, colcha ou casaco. Lave a região afetada com água fria (1ºgrau) mas não esfregue a região atingida, evitando o rompimento das bolhas. Aplique compressas frias utilizando pano limpo. Não aplique ungüentos, graxas, óleos, pasta de dente, margarina etc, sobre a área queimada. Mantenha a vítima em repouso e evite o estado de choque. PROCURE UM MÉDICO.
IMPORTANTE: Nas queimaduras por soda cáustica, devemos limpar as áreas atingidas com uma toalha ou pano antes da lavagem, pois o contato destas substância com a água cria uma reação química que produz enorme quantidade de calor.

INSOLAÇÃO: É uma perturbação decorrente da exposição DIRETA e PROLONGADA do organismo aos raios solares. COMO SE MANIFESTA: Pele quente e avermelhada; Pulso rápido e forte: Dor de cabeça acentuada: Sede intensa; Temperatura do corpo elevada; Dificuldade respiratória; Inconsciência.
COMO PROCEDER: Remova a vítima para um lugar fresco e arejado, afrouxe as vestes da vítima. Mantenha o acidentado em repouso e recostado, aplique compressas gelada ou banho frio se possível. Procure o hospital mais próximo

PICADAS E FERROADAS DE INSETOS: Gravidade: Algumas pessoas são muito sensíveis a picadas de insetos e podem correr risco de vida se não forem imediantamente atendidas. Pessoas alérgicas podem sofrer reações graves. O que fazer: Retire o "ferrão" do inseto. Pressione o local. Aplique gelo ou lave em água fria. Procure socorro médico.

MORDIDAS DE ANIMAIS RAIVOSOS: Cuidados: Quem for mordido por um animal deve suspeitar de raiva e mantê-lo em observação até prova em contrário. (10 dias). Mesmo vacinado o animal pode, às vezes, apresentar a doença. Todas as mordidas de animais devem ser vistas por médico.
O que fazer: Lave a ferida imediatamente com água e sabão. Pincele com mercúrio-cromo ou outro. Encaminhe a um médico.

HEMORRAGIA NASAL: Posicionar a cabeca para traz e comprimir a narina sangrante durante 5 minutos e soltar levemente.

DESMAIO: Sintomas: a pessoa fica pálida, suando frio; a vista fica escura, perde o controle dos músculos e depois cai, perdendo os sentidos. Se a vítima apresentar os sintomas mas estiver acordada, sente-a, abaixe a cabeça e empurre levemente sua nuca para baixo. Se ela não estiver acordada, deite a vítima colocando suas pernas mais altas que o resto do corpo.

FRATURAS: O primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes fraturadas, evitando maiores danos.
NÃO DESLOQUE OU ARRASTE A VÍTIMA ATÉ QUE A REGIÃO SUSPEITA DE FRATURA TENHA SIDO IMOBILIZADA, A MENOS QUE HAJA EMINENTE PERIGO. (EXPLOSÕES OU TRÂNSITO).

DOR DE OUVIDO: Coloque compressas quentes sobre o ouvido doente. As compressas podem ser panos quentes, sacos de água quente, etc. Tome cuidado para que ela não esteja quente demais e queime a orelha da pessoa. Essas compressas são para colocar em cima da orelha, como se estivesse tampando-a e não para colocar dentro do ouvido. Nunca coloque nada quente dentro do ouvido, como gotas, óleos, etc, a menos que seja uma receita do médico. Não deixe a pessoa assoar o nariz com força, isso aumentara a dor. Isso tudo é só para aliviar a dor, só o médico pode dizer o que a pessoa tem e receitar um remédio.

FEBRE: (quando a temperatura do corpo do uma pessoa está alta)
A febre pode ser sinal de várias doenças diferentes, por isso, não medique por conta própria. Use roupas leves e ofereça bastante liquido.



(Fonte: pesquisa reslizada em sites relacionados ao assunto)

3 comentários:

Anônimo disse...

adoreiiiiii!!!!

Anônimo disse...

Eu gostei meuito desse site muito bem esplicado ñ tenho oque reclamar.
ASS-> LANE

Anônimo disse...

EU ACHEI ESSE SITE D+ ELE E MUITO BEM ESPLICADO É MANEIRO
-+-+-+-+-+-...