O vigiar constante de nossa atuação garante a maior possibilidade de acerto!
PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede à realidade
2. O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem.
3. Administre bem o horário de trabalho
4. Antecipe as respostas dos alunosCada problema proposto por você provoca um efeito no grupo.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade
6. Reorganize a sala de acordo com a tarefa
7. Aproveite todo o material disponível
8. Não tranque os livros no armário
9. Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.
10. Peça ajuda para arrumar os espaço
11. Transgrida e mude sua prática
GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha a rotina diariamente
13. Negocie acordos com a garotada
14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes
15. A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão
16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias
RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos
18. Acompanhe quem tem mais dificuldade
19. Considere e valorize as competências
20. Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.
21. Fique atento à experiência de todos
22. Crie um ambiente de aceitação
23. Dê o exemplo e não se omita no dia a dia
AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial
25. Diga ao aluno o que espera dele
26. Documente os trabalhos significativos
27. Avalie o potencial de aprendizagem
28. Compartilhe os erros e os acertos
29. Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma
30. Use a avaliação para mudar o rumo Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo
31. Reflita sobre sua atuação para melhorar
RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute as reuniões com os pais
33. Faça parcerias com os responsáveis
34. Informe-se sobre os familiares
35. Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta
36. Resolva as questões recorrentes
37. Olhe para o entorno e participe
TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com a ajuda dos colegas
39. Recorra ao coordenador pedagógico
40. Discuta sobre o ensino e a aprendizagem
41. Priorize as relações profissionais
42. Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros. Respeite as opiniões deles.
FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades
44. Mostre seu trabalho em outros lugares
45. Aprenda com a prática dos outros
46. Continue os estudos para crescer sempre
47. Use a tecnologia para ensinar
48. Assista a palestras sobre sua área
49. O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo
50. Procure planejar seu futuro
____________________________________________________________
Tópicos extraídos da revista Nova Escola
Reportagem completa e assuntos relacionados no link: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/50-ideias-2010-518585.shtml?page=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário